sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Divisão de Assistência aos Estudante - DAE

A Divisão de Assistência ao Estudante – DAE integra à Pró- Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, visando proporcionar apoio e orientação para a superação das dificuldades que interferem na vida do acadêmico. Para tanto, disponibiliza inscrições e informações de acesso aos programas e serviços de seu interesse, que priorizem os seguintes aspectos:
· Curricular: experiência prática complementar à formação acadêmico-profissional, através de estágios curriculares não obrigatórios;
· Formativo: aprimoramento de habilidades de caráter técnico-administrativo, mediante pagamento de 16 créditos financeiros, deduzidos do valor das mensalidades acadêmicas, através da bolsa de trabalho;
· Econômico: redução no valor das mensalidades, através de bolsas de estudo e FIES;
· Ambulatorial: atendimento médico e psicológico emergencial;
· Psicossocial: encaminhamento a demais projetos / programas da universidade e também a serviços sociais da rede pública;
· Informativo: Divulgação de oportunidades de emprego, moradia e transporte e outros informes inerentes às rotinas acadêmicas.

Assim, a DAE pretende promover a atenção integral aos acadêmicos, procurando garantir o exercício da cidadania.
O DAE está localizado, no Campus I, no Bloco B, sala 108. Telefones de contato: 321-0307. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 21:00.
Ciente da responsabilidade social e consolidando seu papel para além do ensino de qualidade, a FURB possibilita aos acadêmicos a efetiva intervenção prática, bem como contribui para sua permanência na Universidade, inclusive mediante a concessão de bolsas e descontos nas mensalidades.
O Apoio ao Estudante abrange vários programas, projetos e benefícios que podem ser acessados gratuitamente pelos acadêmicos, geralmente mediante cadastro socioeconômico junto à Coordenadoria de Apoio ao Estudante.
Veja abaixo quais são eles e, no menu ao lado, como participar.

Bonificação Semestral
O valor da semestralidade em cursos especificados na Resolução 084/2005, para acadêmicos ingressantes em determinados semestres letivos, é reduzido mediante a concessão de bônus.

Desconto Fidelidade
É uma redução no valor das mensalidades concedida aos acadêmicos que cursaram ensino médio ou graduação na ETEVI ou FURB ou que possuam parentes em primeiro grau cursando ensino médio ou superior, atualmente, nesta Instituição.

FIES
Programa do governo federal que financia, através da Caixa Econômica, as mensalidades, a juros de 3,5 a 6,5 (três e meio a seis e meio por cento) ao ano conforme curso. A devolução do empréstimo inicia após a conclusão do curso.

Bolsas de Estudo
Benefício concedido com recursos públicos, destinado à redução do valor das mensalidades dos acadêmicos economicamente carentes.

Auxílio Educação aos Servidores da FURB
É uma redução no valor das mensalidades concedida aos servidores ou dependentes de servidores da FURB/ETEVI. Para obter o auxílio o servidor deve preencher requerimento próprio na Intranet.

Estágio Interno e Bolsa Institucional
São alternativas de aprendizado prático, especialmente para os acadêmicos que não têm experiência profissional e também uma forma de obter desconto nas mensalidades. Os bolsistas desenvolvem atividades administrativas e os estagiários, atividades técnicas nos diversos setores da FURB. O desconto é de 16 créditos financeiros por mês e o tempo máximo de permanência como bolsista ou estagiário é de 2 anos.

Estágio Curricular Não-Obrigatório
É atividade opcional desenvolvida pelo acadêmico, com objetivo de enriquecer a formação profissional, por isto deve ser supervisionada e subordinada às diretrizes político-pedagógicas do curso que freqüenta. Pode ser concedida bolsa-auxílio ou não, a critério da instituição concedente de estágio.
Antes de iniciar um estágio ou de contratar um estagiário, é necessário verificar os procedimentos obrigatórios junto ao Núcleo de Gestão de Estágios da FURB.
O estágio não-obrigatório pode ser validado como AACC - Atividade Acadêmico-Científico-Cultural, desde que devidamente aprovado pela coordenação de AACC’s do seu curso.

Bolsa de Extensão
Participar de projetos de relevância social e comunitária, desenvolvendo atividades relacionadas ao meio ambiente, defesa dos direitos, educação, saúde, organizações comunitárias, assistência, lazer, cultura é possível sendo bolsista de extensão.

Bolsa de Pesquisa
É um incentivo, sob forma de desconto nas mensalidades, para a iniciação científica, concedido aos acadêmicos participantes de projetos de pesquisa da Universidade.
Atenção a Portador de Necessidades Especiais
Tem por objetivo identificar e atender às necessidades especiais dos acadêmicos portadores de deficiência física permanente ou temporária, adequando os espaços e equipamentos da Universidade, qualificando seu pessoal técnico e administrativo para melhor atender, buscando oportunidades no mercado de trabalho, dentre outros. O atendimento é realizado mediante o contato do próprio acadêmico, pessoalmente, por e-mail ou telefone com a equipe do Apoio ao Estudante. Qualquer pessoa pode, da mesma forma, solicitar à Coordenadoria de Apoio ao Estudante a intervenção para atender à necessidade especial de algum acadêmico. Para tanto, basta enviar mensagem para apoioaoestudante@furb.br com o título atenção a portador de necessidade especial ou telefonar para 3321-0393, explicando a situação.

0 Comments: